O que é PIX?

Finalmente foi criada uma nova modalidade de pagamento e recebimento que veio para desburocratizar, “baratear” e acelerar transações feitas por exemplo através de DOC e TED.

O PIX é o novo meio de pagamentos instantâneo Brasileiro por meio do os recursos serão transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana inclusive finais de semana e feriados.

Então quer dizer que qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED,DOC, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular, a qualquer hora e a qualquer dia que a transação irá ocorrer no mesmo momento???? SIM!!!!!

Através do PIS será possível realizar transações como:

  • Transações entre pessoas (P2P)
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comercio eletrônico
  • Entre estabelecimentos, como fornecedores
  • Transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (As Guias vão começar a vir com QR CODE, a empresa pode escanear para efetuar o pagamento via PIX)

Não haverá limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01 sem limita máximo também.

Os bancos já estão correndo e solicitando aos seus usuários dados para cadastramento das “chaves” que serão utilizadas para formalizar as transações.

Para Pessoas Físicas será possível registrar até cinco chaves por conta da qual é titular, utilizando o e-mail, telefone, cpf e outros para criação das chaves.

Já as empresas, pessoas jurídicas, será possível registrar até 20 chaves por conta.

A intenção é que as movimentações efetuadas via PIX vão estar disponíveis a partir do dia 16/11/2020.

E sobre os custos, como irão funcionar?

  • As empresas, PJ, poderão ser cobradas com uma taxa FIXA por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências, segundo o Banco Central essas tarifas serão definidas pelas próprias instituições financeiras e não vai interferir no valor transferido. As taxas serão bem menores do que as que são cobradas hoje.

 

  • Para pessoas físicas, não haverá custos nas transações.

Por fim o PIX promete mais rapidez, agilidade, segurança, custo baixo e outras vantagens para os pagadores.

Por outro lado os recebedores também contam com custo baixo, disponibilização imediata, automatização e facilidade e rapidez de checkout!

Como todo novo serviço, será necessário certo tempo para que o PIX consiga ganhar espaço entre outros métodos de cobrança, mas estamos confiante que o PIX irá facilitar muito o operacional do financeiro das empresas e também de pessoas físicas.

E você, ainda tem dúvidas sobre o PIX e sua usabilidade? Se sim, conte com nosso time de especialistas para te ajudar a aproveitar o melhor dessa nova ferramenta!

ADC BPO

CONTATE-NOS 

Gostaríamos muito de ouvir você. Ligue para (11) 4432-2712, nos chame no WhatsApp é o mesmo numero ou se preferir envie uma mensagem através do formulário abaixo e vamos lhe retornar o mais rapidamente possível.

R. Paranapanema, 96 – Vila Alzira, Santo André – SP, 09195-120

CONTATE-NOS 

Telefone e WhatsApp: (11) 4432-2712

Email: contato@adctec.com.br